O que é Site Survey?

É o processo de coleta de dados que leva à identificação de problemas, de oportunidades de melhorias e das correções necessárias para o bom desempenho da rede sem fio.

Quando preditivo aponta os locais de instalação dos access points e as configurações iniciais de RF que deverão ser aplicadas na rede Wi-Fi para atender aos requisitos especificados no projeto.

Durante o Site Survey, como o próprio nome sugere, o local é inspecionado fisicamente para verificar o ambiente, as condições da instalação dos access points e os parâmetros do espectro de rádio frequência (RF) nas bandas de 2.4 GHz e 5 GHz.

Após a coleta e análise dos dados coletados é gerado um relatório contendo as informações do Site Survey que servirão de embasamento para as recomendações e ações a serem adotadas pelo Cliente.

Por que preciso de um Site Survey?

O Site Survey é fundamental para obter dados precisos sobre a situação da rede Wi-Fi, permitindo mapear de forma assertiva a cobertura, a qualidade do sinal e as condições do espectro nos diferentes ambientes da empresa. Essas informações serão usadas para identificar os locais com problemas e os pontos para melhoria da performance.

Como é feito o Site Survey?

Para a execução do Site Survey é necessária a planta baixa do local que será importada para o programa Ekahau antes do início das medições. A planta atualizada e em escala correta é fundamental para que o resultado seja fidedigno.

Com o projeto configurado no software, a captura de dados é feita passando por todos os locais que precisam de cobertura. Os dados das bandas de 2.4 GHz e 5 GHz são capturadas simultaneamente conferindo maior agilidade ao processo.

Quais são os tipos de Site Survey?

O Site Survey pode ser realizado em dois momentos: no planejamento e na validação de uma rede Wi-Fi em funcionamento. Conheça a seguir os tipos de Site Survey.

  • Site Survey Preditivo (Planning)
    No planejamento são executadas simulações com diferentes combinações entre potência, canal e quantidade de APs até se obter o número ideal de equipamentos que serão necessários, seus posicionamentos e configurações iniciais de rádio frequência (RF).
    Esta é a opção mais ágil para planejar uma nova rede sem fio, se aproximando bastante do resultado real, sendo a melhor relação entre custo e benefício.
  • AP-on-a-Stick (Planning)
    Planejar utilizando o APoS permite ter dados reais do ambiente. Esse método consiste em usar um access point instalado em um tripé, posicionado nos locais previstos para instalação, e realizar um site survey em cada um desses locais, capturando os dados de RF e identificando o tamanho da célula desse access point.
    Por ser moroso e custoso, é indicado apenas para locais complexos, onde a propagação do sinal represente um desafio em termos de obstáculos que não possam ser representados no software de simulação.
  • Site Survey Passivo (Validação)
    A avaliação da rede usando o método passivo é mais ágil e fornece todos os dados necessários para a análise da rede Wi-Fi. O laptop não estará associado à rede sem fio mas captará o sinal de todas as redes ao alcance.
  • Site Survey Ativo (Validação)
    O Site Survey ativo é feito com o laptop associado à rede sem fio, dessa forma poderão ser feitas algumas medições de performance. É realizado em paralelo ao Passivo, dessa forma terá também todas as informações do Passivo

Qual tipo de Site Survey é indicado para a minha rede?

Cada método tem vantagens e desvantagens, por isso a indicação do tipo de Site Survey só poderá ser feita depois da análise do projeto como um todo, incluindo as plantas baixas, as necessidades e espectativas do Cliente em relação à rede Wi-Fi.

Se sua empresa precisa de uma nova rede Wi-Fi, ou melhorar a performance da atual, entre em contato e nos diga qual é sua necessidade. Atendemos as principais regiões metropolitanas do país, com algumas exceções.

2022 © WLAN Redes Sem Fio