TROUBLESHOOT

Identificamos e corrigimos
problemas de performance, de cobertura e de
funcionalidade 
na sua rede Wi-Fi

São utilizadas diferentes técnicas para a obtenção de dados relevantes que apontem a causa raiz,
sendo a análise do tráfego da rede a mais importante.

O objetivo do troubleshoot é a rápida identificação dos problemas na rede Wi-Fi. Desta forma a constatação do problema será eficaz, mesmo que a causa não tenha origem na rede Wi-Fi, podendo ser de algum serviço da rede ou até mesmo da infraestrutura física.

Este é o procedimento correto para a descoberta da origem do problema que, apoiado em sólidos conceitos técnicos, elimina o processo de tentativa e erro e excede o simples conhecimento empírico. Dessa forma, além de economia de tempo, há a certeza da identificação correta do evento, permitindo assim a aplicação de uma solução adequada e definitiva.

O troubleshoot é baseado em boas práticas, sendo executado numa sequência correta, para agilizar a investigação do problema com o objetivo de identificar sua causa que, muitas vezes, pode ter origem nos serviços de rede ou na infraestrutura cabeada e seus ativos, como switches e roteadores, e não diretamente no Wi-Fi.

Esse processo não serve apenas para identificar problemas graves, mas também para apontar oportunidades de melhorias na infraestrutura atual para a otimização da rede wireless, corrigindo as configurações de acordo com o cenário atual, onde é possível que tenha havido alterações na quantidade de clientes, nos tipos de dispositivos e até mesmo no layout do ambiente que pode influenciar na atenuação do sinal e na sua cobertura.


Captura de quadros Wi-Fi

A rede Wi-Fi pode funcionar mesmo com configurações erradas e sem qualquer planejamento. Isso é mérito do protocolo 802.11, que é extremamente resiliente, porém com o uso intenso os problemas vão se amplificar e a qualidade do sinal será tão reduzida que inviabilizará o uso da rede sem fio.

2022 © WLAN Redes Sem Fio