O planejamento consiste em simular cenários com diferentes quantidades, posicionamentos e configurações dos access points, isso permite estimar qual será a cobertura e a performance do modelo¹ de access point escolhido pelo Cliente.

Com isso evita-se que os access points sejam instalados em locais inadequados e prejudicais à rede sem fio, diminuindo assim a probabilidade de reposicionamento após a instalação.

Para simular uma rede sem fio é imprescindível a planta baixa do local, em escala e atualizada, contendo a alvenaria, divisórias, mobiliário e qualquer outro objeto de grande volume que possa interferir, seja impedindo ou atenuando, na propagação do sinal.

Além das plantas baixas, será necessário especificar os requisitos que a rede Wi-Fi deverá atender. Entre as informações necessárias estão: a quantidade e tipo de dispositivos clientes; qual o uso da rede sem fio; a quantidade de SSIDs; os requisitos dos aplicativos etc.

Simulação do sinal entre andares

O projeto começa com a importação das plantas que terá todas suas paredes, portas, janelas e outros detalhes redesenhados para que a propagação dos sinais em 2.4 GHz e em 5 GHz sejam tão reais quanto possível em uma simulação.

Esta deve ser feita com o modelo de access point que será efetivamente utilizado na rede, pois a simulação considera as características de cada equipamento. Caso seja implementado um equipamento diferente do simulado, os resultados também serão diferentes.

O software Ekahau permite simular a propagação do sinal Wi-Fi entre os andares, sendo possível estimar o nível de interferência proveniente da própria rede e assim configurar a potência e os canais mais adequados.

Quanto mais precisas forem as informações sobre a construção mais próximo da realidade serão os dados gerados pelo Ekahau.

Com o planejamento da rede sem fio será possível prever também as necessidades da rede cabeada em termos de portas e fornecimento de energia PoE.

A WLAN Redes Sem Fio, depois de finalizar as simulações, entregará para o Cliente um relatório indicando a quantidade de access points necessários para atender aos requisitos e heatmaps com a cobertura e outros parâmetros previstos de qualidade do sinal além da quantidade, posicionamento e outras configurações dos access points.

Com base no relatório pode-se também optar pela alteração de marca e/ou modelo de dispositivos clientes, principalmente quando estes forem os causadores de queda de performance da rede.

¹ O software de simulação contém uma extensa lista com os principais modelos de access points corporativos.

Se sua empresa precisa de uma nova rede Wi-Fi, ou melhorar a performance da atual, entre em contato e nos diga qual é sua necessidade. Atendemos as principais regiões metropolitanas do país, com algumas exceções.

2022 © WLAN Redes Sem Fio