Por que devemos nos preocupar com a segurança da rede Wi-Fi?

O uso indevido da sua rede pode render surpresas desagradáveis, que podem ir do simples aumento do valor pago pelo uso adicional da banda a um mandado judicial de busca e apreensão de todos os computadores da sua casa ou escritório.

Sem o devido cuidado com a proteção da sua rede Wi-Fi você fica susceptível a invasões no seus sistemas e ao uso indevido, e não autorizado, por terceiros que podem, inclusive, usá-la para cometer atos ilícitos e criminosos.

Uma hipotética situação seria a de divulgação de qualquer conteúdo ilegal.

“Mas como?”

Uma pessoa com más intenções poderia acessar uma rede Wi-Fi insegura e usá-la para divulgar tais arquivos pela Internet.

“Mas não fui eu que fiz isso e tampouco tenho esses tipos de arquivos no meu computador…”

A polícia chegará até você pelo IP que divulgou o material. Se você não conseguir provar que outra pessoa o fez, muito provavelmente o(a) suspeito(a) será você, detentor daquele IP, naquele momento.

Para evitar a situação descrita, que apesar de hipotética pode acontecer facilmente, é necessário tomar todas as ações possíveis para impedir que pessoas mal intencionadas consigam se valer do desconhecimento técnico de pessoas de bem para praticar ilícitos e crimes usando sua rede Wi-Fi, que deveria apenas lhe proporcionar conforto e praticidade na sua casa ou escritório.

Por isso é importante confiar a configuração da sua rede Wi-Fi a um profissional especializado, que poderá aumentar sensivelmente a segurança da rede e lhe orientar sobre as possíveis ameaças e vulnerabilidades.

Fazendo uma busca rápida pelas redes sociais é possível achar vários comentários sobre o uso indevido da rede Wi-Fi por terceiros, isso serve para apontar a fragilidade de inúmeras redes Wi-Fi mal configuradas.

2022 © WLAN Redes Sem Fio