O que é topologia?

A topologia é definida pelo modo como os nós de uma rede se conectam entre si, podendo esta conexão ser física ou lógica. Por nó entenda-se qualquer dispositivo que faça parte da rede.

802.11

O padrão 802.11 define a tecnologia de rede sem fio local (WLAN), embora seus equipamentos também possam funcionar em outras topologias, muitas vezes usando recursos proprietários de cada fabricante.

São definidas três topologias, conhecidas como“service sets”, que determinam como será a comunicação entre os rádios, são elas:

  • BSS – Basic Service Set
  • ESS – Extended Service Set
  • IBSS – Independent Service Set

O BSS é a topologia básica de uma rede Wi-Fi, sendo necessário apenas um Access Point e um ou mais clientes, que se comunicarão através do Access Point.

As estações (STA), ao se conectarem através da camada dois ao AP, passam a estar associadas ao BSS. Depois de associadas, as estações não conseguirão comunicar-se umas com as outras, apenas através do Access Point.

O Access Point pode ou não estar conectado a algum Meio de Sistema de Distribuição (DSM), que normalmente será uma rede 802.3, que permitirá o acesso aos recursos da rede cabeada.

Basic Service Set

ESS – Extended Service Set

O ESS é formado por vários BSS conectados através do mesmo DSM, ou seja, mais de um Access Point, ligados pela mesma rede cabeada, e todos os seus clientes.

Extended Sevice Set

IBSS – Independent Basic Service Set

O IBSS é formado apenas por clientes sem o emprego do Access Point. Para funcionar dessa forma, o computador que originar a rede criará um BSSID, que nada mais é que o número MAC do rádio, nesse caso virtual, além de todos os nós estarem no mesmo canal e usando o mesmo SSID.

Um exemplo mais comum de um IBSS é a conexão, via Bluetooth, entre dois celulares. Da mesma forma, é possível conectar um laptop a outro ou a mais de um.

Mas lembre-se, quanto maior a quantidade de equipamentos participando dessa rede, maior será a lentidão, pois além de ser uma rede half-duplex, apenas uma estação transmitirá por vez.

O IBSS também é conhecido como rede ad-hoc ou peer-to-peer.

Independent Basic Service Set

Há também as topologias não definidas pelo padrão até esta data:

  • Bridge;
  • Workgroup Bridge;
  • Repeater;
  • Mesh.

Estas serão discutidas num próximo post.

2022 © WLAN Redes Sem Fio