Aumente a qualidade de sua rede sem fio observando alguns cuidados básicos no momento da instalação dos equipamentos.

É muito comum encontrar o AP/Roteador instalado em estantes fechadas, embaixo de mesas, atrás de grandes objetos, aifnal, o conceito de liberdade dos cabos deveria incluir o posicionamento do rádio. Infelizmente não é bem assim…

Para o bom funcionamento da rede sem fio, os rádios devem ficar num local livre de obstáculos, ou com o menor número deles. Se for possível, o AP/Roteador deve ser colocado num local alto, onde terá menos obstáculos entre ele e o laptop ou tablet ou smartphone ou qualquer outro aparelho que use a rede.

As antenas devem sempre estar em posição vertical e pararelas umas às outras, a menos que um site survey prove o contrário, o que só acontecerá em casos muito particulares. Esse procedimento é essencial para que o sinal se propague de maneira uniforme pelo ambiente.

Deve-se evitar a proximidade com paredes, vidros, aquários e outros equipamentos que trabalhem na mesma freqüência do padrão da rede, como por exemplo: telefones sem fio, microondas – padrões ‘B’, ‘G’ e ‘N’ operando em 2.4GHz.

Escolha o canal com menos uso, sempre pulando 5 canais daquele mais ativo. Isso porque o canal ocupa 20MHz de banda, e cada canal corresponde a 5MHz, por isso que os canais usados como padrão são o 1, 6 e 11, independentemente de quantos rádios formem a rede.

As redes no padrão ‘A’ e ‘N’, que operam na freqüência de 5 GHz sofrem bem menos interferência por terem sido adotadas mais tardiamente, devido ao custo elevado dos equipamentos que suportam essa freqüência. Hoje já é bem mais difundida e, se o seu computador suportar, pode valer a pena o investimento um pouco maior na aquisição de um AP/Roteador do padrão ‘A’ ou ‘N’ nessa freqüência, que é bem menos utilizada que a de 2.4 GHz.

Considere o uso de uma antena externa, com uma extensão de cabo, e não apenas a troca da antena no próprio AP/Roteador, isso possibilitará o melhor posicionamento da antena. Mas fique atento: se o cabo for muito longo ou de má qualidade, pode resultar em perda de ganho.

Opte pelo padrão ‘802.11n’ se o AP/Roteador tiver mais de um rádio (duas ou mais antenas), isso realmente fará diferença, pois o protocolo consegue utilizar os sinais assíncronos, que normalmente seriam interpretados como ruído, para aumentar a qualidade.

A capacidade (Mbps) é superior ao se utilizar 40 MHz de banda ao invés dos 20 MHz dos outros padrões. Para se usufruir plenamente do padrão ‘N’ todos os equipamentos da rede deverão atender esse padrão.

Saiba ainda que: dos 54 Mbps divulgados, aproximadamente 22 Mbps serão realmente aproveitados, isso se tudo estiver a favor! O resto é ocupado por dados de controle e gerenciamento, responsáveis pelo correto funcionamento da rede sem fio.

2022 © WLAN Redes Sem Fio